[PROSPECTOS 2017] Marlon Mack, RB, South Florida

[PROSPECTOS 2017] Marlon Mack, RB, South Florida

Com o mesmo sobrenome do melhor jogador de futebol americano da atualidade (fim do clubismo), Marlon Mack é um running back veloz e explosivo, capaz de marcar a qualquer momento, mas com problemas como bloqueador e recebedor. Ainda pode precisar de desenvolvimento para ser um profissional de alto nível.

Estatísticas:

Mack sempre foi explosivo e postou números expressivos nos seus três anos em South Florida. Salta aos olhos a marca de jardas por carregada, que nunca foi inferior a 5,2 – número já bem considerável.

2014 (freshman): 202 carregadas, 1041 jardas (5,2 jardas por carregada), 9 touchdowns. 21 recepções, 160 jardas.
2015 (sophomore): 210 carregadas, 1381 jardas  (6,6 jardas por carregada), 8 touchdowns. 16 recepções, 111 jardas, 1 touchdown.
2016 (junior): 174 carregadas, 1187 jardas (6,8 jardas por carregada), 15 touchdowns. 28 recepções, 227 jardas.

Pontos positivos:

A maioria dos running backs disponíveis nesse draft tem um estilo com combinação de altura e força. Mack, ao contrário, faz da velocidade sua principal arma. Ele é muito, muito rápido, o que transparece no seu estilo de jogo. É comum vê-lo tentando dançar na frente dos adversários e fazendo cortes que deixam qualquer um no chão.

Não é muito apropriado para corridas pelo meio e em distâncias curtas, mas sim uma ameaça de home run. Nunca se sabe quando vai correr todo o caminho até a end zone. Infelizmente, pode ser que perca jardas em algumas tentativas para, só em seguida, arrancar em uma carregada monstruosa.

No lance abaixo vê-se não só sua velocidade, mas também a capacidade de quebrar tackles:

O atleta é experiente, com três anos de titularidade no futebol americano universitário. Isso é bem incomum para running backs.

Pontos negativos:

A vida de um back não é só correr: ele tem que bloquear, ele tem que receber. Mack não faz bem nenhuma dessas duas coisas. Precisa de sério desenvolvimento no primeiro aspecto, já que além de não possuir muita força, às vezes é visto como descompromissado. Para ter sucesso entre os profissionais, isso precisa mudar radicalmente.

No momento, ele está longe de ser um atleta capaz de atuar em todos os downs. Talvez possa vir a ser, caso bem lapidado, mas esse estado atual derruba um pouco seu valor.

Tanto pelas suas características de corrida, como por esses problemas citados, o ex-South Florida Bulls é visto como um prospecto boom or bust. Só o futuro dirá em qual lado ele acabará.

Assistam a esse vídeo com os melhores momentos de Marlon Mack e deixem as suas opiniões sobre o atleta!

Attachment

carlosmassari

Carlos Massari é graduado em Comunicação Social - Midialogia pela Unicamp e atualmente faz pós-graduação em Jornalismo Esportivo. É viciado em todos os tipos de esportes. Cinema, cervejas e viagens também o fazem feliz.