Guia da LUFA 2017: Lorena Mammoths

Guia da LUFA 2017: Lorena Mammoths

A edição 2017 da LUFA (Liga Universitária de Futebol Americano) será disputada entre os dias 2 e 5 de novembro, em São Carlos. Já divulgamos aqui a tabela da competição e continuamos trazendo a cobertura completa. Desse sábado até a véspera do início do torneio, apresentaremos a vocês um participante por dia, dando assim um painel completo tanto do masculino, como do feminino.

O time que inaugura esse guia é o Lorena Mammoths. As respostas foram enviadas por Victor Ghiraldi, head coach da equipe.

Lorena Mammoths:

Fundação do time: 01/08/2016
Número de participações na LUFA: 0

História do time:

Giovani Carvalho estava viajando pelos EUA e teve seu primeiro contato com o esporte. Antes de voltar para o Brasil, perguntou no grupo geral da faculdade se alguém gostaria de criar um time de Futebol Americano na EEL-USP. Surgiu um pessoal interessado, uns com experiência, outros com muita vontade de ajudar. Juntou-se todo mundo para conversar e foi criada a comissão organizadora pra fundar o time.

Foi anunciado para a EEL toda e até abriu-se votação para escolherem o nome e escudo. Eis que estava fundado o Lorena Mammoths! Através de rifas e com o apoio da Atlética, conseguiu-se comprar equipamentos, bolas e alguns outros acessórios. Já no primeiro treino apareceram 16 atletas, um número muito bom para um esporte que estava surgindo do zero e pouco conhecido. Desde então, o time só vem crescendo e evoluindo dentro e fora de campo.

Como está em 2017:

O único campeonato que estamos participando é a Liga Universitária de Futebol Americano, pois foi o que coube no nosso orçamento em 2017. O primeiro amistoso do ano foi contra o Guaratinguetá White Cranes, e não conseguimos levar a vitória para Lorena. Depois disso, jogamos contra o São José Jets e, após uma partida disputada até o ultimo segundo, saímos com a vitória. Por fim, fizemos um jogo-treino com o Cranes novamente, ambos os times mesclados com atletas antigos e novatos e dessa vez a vitória veio pro Lorena Mammoths.

Expectativas e preparações para a LUFA:

Desde o começo do ano, o foco do time é ganhar a LUFA. Cada treino, cada amistoso jogado, tudo o que fizemos no ano de 2017 foi focado em se preparar para a LUFA. O time está ansioso para o campeonato, nos preparamos muito, treinamos em baixo de sol e de chuva e acreditamos que somos capazes de trazer o troféu para Lorena.

Head coach:

Meu nome é Victor Ghiraldi, sou cofundador e atual head coach do Lorena Mammoths. Tudo começou quando o Giovani Carvalho (Gica) mandou no grupo da faculdade sobre fundar um time de Futebol americano na EEL-USP, rapidamente me prontifiquei a ajudar e começamos todo o trabalho para que esse sonho saísse do papel. Por já ter jogado durante alguns anos de linebacker na base do antigo Rhynos, atual Lions, fui convidado pelo Gica a ser Coordenador Defensivo, enquato ele seria o Head Coach. No final do ano passado, Gica começou a trabalhar e não tinha mais tempo para treinar o time e me convidou para ser o HC, aceitei o convite e estou no cargo até hoje.

Principais jogadores:

Todos os atletas do Lorena Mammoths são importantes, o time dentro de campo é uma unidade e fora de campo uma família. Vou aqui destacar alguns atletas que fazem a diferença dentro e fora de campo e que pelo esforço e dedicação ao time, merecem reconhecimento.

1- Flavio Kawachi (Bolívia): defensive lineman do Lorena Mammoths, Bolívia se destaca pela sua agilidade e força. Foi destaque no amistoso contra o São José Jets, anotando sozinho 8 sacks. Sua missão é ter um desempenho melhor ainda na LUFA e ser MVP da competição.

2- Thiago Lopes: Apesar de um ótimo desempenho dentro de campo, nosso center está nessa lista pelo que faz fora de campo. É um dos atletas que mais se entrega ao time, evita ao máximo faltar nos treinos, está sempre motivando os colegas, quando o clima não está muito bom é o primeiro a se manifestar e amenizar qualquer situação.

3- Pedro Sônego (Chiclets): Chiclets pode ser considerado um atleta completo. Dentro de campo seu desempenho é excelente e sua vontade motivadora, possui uma postura firme nos jogos, durante os treinos cobra os atletas, motiva-os a serem melhores, a alcançarem a perfeição.

Futuro:

Nosso planejamento é começar a jogar pela cidade de Lorena em 2018, para junto com a prefeitura conseguirmos um campo para sediar nossos jogos e uma estrutura mais sólida. Planejamos para o ano que vem participar da LUFA novamente e jogar quadrangulares pela região do Vale, além de amistosos pela região e, se tudo der certo, entrar em 2019 no Campeonato Paulista de Flag.

Attachment

carlosmassari

Carlos Massari é graduado em Comunicação Social – Midialogia pela Unicamp e atualmente faz pós-graduação em Jornalismo Esportivo. É viciado em todos os tipos de esportes. Cinema, cervejas e viagens também o fazem feliz.