John Franklin III, quarterback na 1ª temporada de Last Chance U, se transfere para Florida Atlantic

John Franklin III, quarterback na 1ª temporada de Last Chance U, se transfere para Florida Atlantic

O quarterback John Franklin III irá se mudar mais uma vez. Em sua conta no Instagram, ele anunciou a sua saída da Auburn University, na qual havia entrado no início de 2016. Seu destino será a Florida Atlantic University, que é treinada por Lane Kiffin e que conta com outros três ex-East Mississippi: o também quarterback De’Andre Johnson, o defensive end Tim Bonner e o treinador de tight ends Clint Trickett.

Esta será a sua terceira transferência e a sua quarta universidade (seja ela de 2 ou 4 anos de elegibilidade) em cinco anos no nível universitário. Em sua última temporada no College Football, Franklin se graduou em Auburn no último dia 05/08 e já pode atuar imediatamente. O grande problema será lidar com a corrida pela posição de quarterback nos Owls: contando ele, serão quatro candidatos pela vaga: os veteranos da casa Jason Driskel e Daniel Parr e o próprio De’Andre Johnson. Isso caso não se mude definitivamente para a posição de wide receiver, a qual já desempenhava nos treinos de primavera em Auburn neste ano.

A hipótese de uma transferência já era bastante cogitada há bastante tempo. Antes mesmo da temporada de 2016 acabar, ele já havia pensado em sair de Auburn. Como já está elegível imediatamente para jogar, a única coisa que pode limitá-lo de entrar em campo é a escolha pessoal de Lane Kiffin. Ele é o segundo atleta ex-East Mississippi a trocar de faculdade nesta semana: Isaiah Wright deixou West Georgia oficialmente nesta última segunda (14).

Banco de reservas, o calvário de John Franklin III

No nível universitário, a carreira de John Franklin III se resumiu ao banco de reservas e ao caminho como andarilho. Natural de Lüneburg, na Alemanha, mas criado em Fort Lauderdale, na Flórida, se destacou no High School como quarterback e por sua impressionante velocidade. Sua carreira no College Football começou em 2013, quando se comprometeu com Florida State. Ainda como redshirt, viu Jameis Winston conquistar o título nacional para os Seminoles diante da universidade que três anos depois viria a atuar: Auburn.

Sem chances de conquistar a titularidade em FSU, Franklin se transferiu para a East Mississippi Community College em 2015, mas amargou a reserva durante boa parte da temporada para o atual quarterback reserva de Mississippi State, Wyatt Roberts. Somente no último jogo da temporada regular, contra Mississippi Delta, foi que ele retomou a titularidade e anotou 6 touchdowns na primeira etapa (a segunda não houve devido à briga que encerrou o confronto).

Foi o suficiente para várias faculdades o oferecerem bolsa. Entre elas, esteve Auburn, na qual ele resolveu se comprometer com a promessa de ser titular no começo de 2016. Porém, as coisas não saíram como esperado e ele acabou sendo superado por Sean White na corrida pela vaga. Lhe restou apenas atuações ocasionais em jogos já ganhos ou em situações inesperadas. No total, foram 14 passes completados de 26 lançados para 204 jardas e 1 touchdown, além de 430 jardas e 2 TDs em 46 carregadas. Com a chegada de Jarrett Stidham, Franklin foi movido para a posição de wide receiver.

Sua única conquista no âmbito esportivo universitário como titular de fato não foi no futebol americano. Em 2014, ele foi campeão da ACC com Florida State na modalidade 4×100 metros. Fora isso, coleciona os méritos de ter sido campeão nacional em 2013 e campeão da ACC em 2013 e 2014 sem praticamente não ter atuado.

Neste vídeo, é possível conferir os melhores momentos de John Franklin III em todas as faculdades na qual passou.

Foto: Site atlético de Auburn/Divulgação

felipem

Estudante de jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria e criador do College Football Brasil. Imparcialidade não existe, College Football é melhor que NFL e apaixonado por esportes. Torcedor da Universidade de Tennessee.