Oklahoma e TCU duelam pela liderança da Big 12

Oklahoma e TCU duelam pela liderança da Big 12

Horário: 23h de Brasília
Local: Memorial Stadium, Norman, Oklahoma
Cotação: Oklahoma é favorita por 6,5 pontos
História: Oklahoma lidera a série por 11-5

Oklahoma e TCU são as únicas duas equipes da Big 12 que possuem apenas uma derrota dentro da conferência. Após esse sábado, só uma delas continuará com esse número, já que elas se enfrentam em Norman em duelo válido pela liderança isolada. Além disso, o jogo tem implicações muito sérias para a classificação para os playoffs, já que os dois times aparecem no momento ranqueados como números #5 e #6, imediatamente fora dos quatro times que disputarão o título.

Será um confronto de estilos e mentalidades: donos da casa, os Sooners tem um ataque explosivo e quase imparável, enquanto os Horned Frogs se destacam pela solidez defensiva.

Oklahoma vem de anotar 62 pontos em um tiroteio épico contra os rivais de estado de Oklahoma State. Baker Mayfield teve um jogo histórico, com 598 jardas aéreas. 265 delas foram para o sophomore Marquise Brown, que teve a performance de sua carreira até aqui. O quarterback lidera a FBS em rating com uma grande folga. O problema é que a unidade defensiva da equipe não consegue parar praticamente ninguém, aparecendo em 103º lugar contra o jogo aéreo e 46º contra o terrestre.

Do outro lado, está TCU e seus números quase inversos – é a melhor defesa pelo chão do país, cedendo o número irrisório de 2,1 jardas por carregada. Contra o passe, cedeu onze touchdowns e conseguiu oito interceptações, também excelentes proporções. Os Horned Frogs já conseguiram parar outros ataques considerados muito potentes, como de Oklahoma State e West Virginia. Em seis de seus nove compromissos em 2017, cedeu menos de 20 pontos. Na última rodada, diante de Texas, somou 7 sacks e limitou o adversário a 0,3 jardas por tentativa terrestre.

O ataque dos Sapos Chifrudos, porém, não funciona tão bem. O quarterback Kenny Hill é muito propenso a turnovers e não há um grande nome para carregar o time pelo chão.

TCU teve sucesso até aqui nesses confrontos de opostos, sendo que sua única derrota veio para Iowa State, outra defesa muito forte. Dessa vez, precisará superar a pressão do estádio em Norman e o melhor quarterback do College Football.

Palpite:

Vou pelo upset: a defesa de TCU já mostrou que consegue parar ataques muito explosivos. A de Oklahoma, porém, teve sérios problemas com unidades ofensivas ainda piores que a dos Horned Frogs. Assim, acredito que a história pode se repetir e que os visitantes saem de Norman com o triunfo e a liderança da Big 12.

Attachment

carlosmassari

Carlos Massari é graduado em Comunicação Social – Midialogia pela Unicamp e atualmente faz pós-graduação em Jornalismo Esportivo. É viciado em todos os tipos de esportes. Cinema, cervejas e viagens também o fazem feliz.