Oklahoma e Georgia decidem primeiro finalista no tradicional Rose Bowl

Oklahoma e Georgia decidem primeiro finalista no tradicional Rose Bowl

Horário: 20 horas (Horário de Brasília)
Local: Rose Bowl, Pasadena, Califórnia
Cotação: Georgia é favorita por 2,5 pontos
Transmissão: ESPN
Histórico: Primeiro confronto

A equipe de Oklahoma, liderada pelo vencedor do Heisman Trophy Baker Mayfield, enfrenta a forte defesa de Georgia no confronto que define o primeiro finalista do College Football. Sob a liderança de Mayfield, a equipe dos Sooners tenta vencer o Rose Bowl pela primeira vez desde a sua última participação no bowl em 2002, quando venceu Washington State por 34-14. Aliás, durante a semana de preparação para a partida, Mayfield admitiu não estar “está 100% para o jogo” e alegar estar com “algo semelhante a uma gripe, mas não uma gripe” e por isso estaria “tomando chá e mel” para melhorar.

O time comandado pelo head coach Lincoln Riley, estreante no College Football depois da aposentadoria surpresa de Bob Stoops em junho, possui um ataque poderoso. Os campeões da Big 12 lideram a FBS em jardas ofensivas por partida, com 583,3. A confiança está sobre Mayfield. O vencedor do Heisman é o protagonista dos Sooners em 2017 com 4.340 jardas de passe e 41 touchdowns. Além disso, cinco recebedores (WRs, TE e RB) diferentes receberam entre 23 e 58 passes do quarterback nesta temporada, marcaram entre três e oito touchdowns e nenhum deles teve mais de 981 jardas recebidas.

Este ataque versátil será um bom teste para a defesa de Georgia liderada pelo linebacker All-American Roquan Smith. A defesa construída pelo head coach Kirby Smart permitiu apenas 13,2 pontos por jogo aos seus adversários nesta temporada. Porém, o ataque dos Bulldogs também teve deve ser um diferencial na partida desta segunda-feira. Com 34.9 pontos por jogo, o setor ofensivo de Georgia é liderado pelo 10º trio mais prolífico no quesito de ataque terrestre. Juntos, os running back Sony Michel, Nick Chubb e D’Andre Swift possuem média de 6,8 jardas por tentativa de corrida.

Além dos três corredores, Georgia também confia no quarterback calouro Jake Fromm, que surpreendeu a todos pela sua maturidade em campo em 2017. Até agora, o jovem calouro de Warner Robins na Geórgia possui 9,4 jardas por passe tentado, 21 touchdowns e apenas cinco interceptações.

A defesa de Oklahoma cedeu mais de 38 pontos em três oportunidades em 2017, porém nos dois confrontos contra o vice-campeão da Big 12, TCU, os Sooners permitiram apenas 20 e 17 pontos, respectivamente.

Esta é a segunda vez que o Rose Bowl faz parte da semifinal do College Football desde a sua criação em 2014. Na primeira edição, Oregon e Florida State se enfrentaram e os Ducks venceram por 59-20. Esta é a 104ª edição do Rose Bowl, a partida de pós-temporada mais antiga da história do futebol americano universitário.

Palpite

Ambas são ótimas equipes, com jogadores talentosos e possuem uma grande comissão técnica. O momento é bom para ambas, são dois campeões de duas conferências disputadas. Porém, devo escolher apenas um vencedor e este deve ser Oklahoma. O time tem levemente mais chances que Georgia. Os Bulldogs possuem uma grande equipe, uma ótima defesa e um ataque seguro. Minha vantagem para os Sooners se consolidou a partir da dúvida que deve ser o quarterback de Georgia Jake Fromm nesta partida. Porque ele é um calouro e não sabemos como ele irá reagir em um baita cenário que é o Rose Bowl. Alias, Oklahoma tem Baker Mayfield e possuir o vencedor do Heisman sempre é um diferencial.

Foto: Sports Illustrated

Attachment

marcio-nunes

Estudante de jornalismo e fã de futebol americano. Acompanha NFL, o futebol americano universitário, o processo de recrutamento universitário e o crescimento do esporte no Brasil. Além disso, gosta muito de história, onde o esporte também está incluído. Torcedor da universidade de Nebraska.