O melhor e o pior da semana 14: Big 12

O melhor e o pior da semana 14: Big 12

Chegou ao fim mais uma temporada da Big 12. Ela começou frustrante, com os favoritos perdendo para times do Group of Five e ficando praticamente sem esperanças de playoffs. Baylor e West Virginia foram os últimos invictos, mas o primeiro sofreu um completo colapso e o segundo mostrou que era um time bom, mas nada espetacular. Oklahoma acabou levantando o bi-campeonato, mas acordou tarde demais para repetir seu lugar entre as quatro melhores equipes do College Football.

Sem Kansas e Texas Tech em campo, o nosso bingo não teve um bom encerramento de temporada: nenhuma categoria foi preenchida. A gente poderia inventar a “Dede Westbrook passou das 100 jardas?”, o que aconteceu em oito dos confrontos dos Sooners no ano, mas agora não há mais tempo para isso. Ele volta com tudo em 2017, porém – o bingo, não Westbrook, que vai para a NFL.

O melhor: Oklahoma confirma favoritismo e levanta o caneco

O começo da “final” entre Oklahoma e Oklahoma State  foi equilibrado: os Cowboys chegaram a liderar por 17 a 10 e o placar do intervalo mostrava os rivais empatados em 17 pontos. Na segunda etapa, porém, só deu Sooners, e o resultado final faz parecer que tudo foi bem simples: 38 a 20.

Como era de se esperar, Oklahoma State não teve a menor resposta para o ataque dos Sooners, que acumulou 629 jardas, sobretudo por terra. Baker Mayfield lançou a bola apenas 19 vezes, completando 13 desses lançamentos para 288 jardas e 2 touchdowns. Foi Samaje Perine o principal carrasco dos Cowboys: 239 jardas terrestres.

Oklahoma fica feliz com o anúncio que Baker Mayfield voltará para sua última temporada em 2017, mas ele não terá mais nem Westbrook, nem Perine para manter esse ataque tão incrível. Ainda assim, é desde já favorita ao tri-campeonato.

Kansas State atropela TCU sem dificuldades

A temporada montanha-russa de TCU acabou em baixa. Nenhum dos quarterbacks correspondeu: Kenny Hill foi para o banco e deu seu lugar a Foster Sawyer, que teve uma performance ridícula (12-25, 86 jardas, interceptações) contra os Wildcats e acabou fazendo com que Hill voltasse a assumir o lugar. Tudo bem complicado para os Sapos Chifrudos.

Dessa forma, Kansas State realmente não precisou fazer muita coisa. Os maiores estragos foram causados pelo quarterback Jesse Ertz pelo chão: 170 jardas em 19 corridas. Só dois Wildcats receberam passes. Praticamente, um jogo melancólico.

O pior: Baylor completa colapso e chega à sexta derrota seguida

Em um belo dia ensolarado, existia um time com campanha de 6-0, muito bem ranqueado e sonhando com playoffs. Algumas semanas depois, eles encerram sua participação na temporada regular com seis derrotas consecutivas. Pobres Bears.

É difícil explicar o que aconteceu, mas Baylor sofreu um colapso completo. Até fez partida equilibrada contra West Virginia, o que não vinha fazendo nas semanas anteriores, mas sucumbiu por 24 a 21. O quarterback Zach Smith, substituindo Seth Russell, cometeu quatro turnovers, que certamente foram decisivos contra um time dos Mountaineers que não apresentou muita produção ofensiva.

Jogador da semana: Samaje Perine, RB, Oklahoma

Os Sooners mataram os Cowboys pelo chão e foi Perine que ditou o tom da partida – 37 corridas, 239 jardas (6,5 de média) e um touchdown. Era como se Oklahoma nem precisasse dos finalistas do Heisman Baker Mayfield e Dede Westbrook.

perine

Jogada da semana:

O outro running back dos Sooners, Joe Mixon, ZIGUE-ZAGUEOU pela defesa dos Cowboys para marcar esse touchdown de 79 jardas:

Resultados dos times da Big 12 na semana 14:

#9 Oklahoma Sooners 38-20 #10 Oklahoma State Cowboys
#16 West Virginia Mountaineers 24-21 Baylor Bears
TCU Horned Frogs 6-30 Kansas State Wildcats

Times da Big 12 na Bowl Season:

28/12 – Motel 6 Cactus Bowl – Baylor Bears x Boise State Broncos
28/12 – Russell Athletic Bowl – #16 West Virginia Mountaineers x Miami (FL) Hurricanes
29/12 – AdvoCare V100 Texas Bowl – Kansas State Wildcats x Texas A&M Aggies
30/12 – Valero Alamo Bowl – #12 Oklahoma State Cowboys x #10 Colorado Buffaloes
30/12 – AutoZone Liberty Bowl – TCU Horned Frogs x Georgia Bulldogs
02/01 – AllState Sugar Bowl – #7 Oklahoma Sooners x #14 Auburn Tigers

Attachment

carlosmassari

Carlos Massari é graduado em Comunicação Social – Midialogia pela Unicamp e atualmente faz pós-graduação em Jornalismo Esportivo. É viciado em todos os tipos de esportes. Cinema, cervejas e viagens também o fazem feliz.