O melhor e o pior da semana 11: Big 12

O melhor e o pior da semana 11: Big 12

Até que essa temporada de desastre para a Big 12 conseguiu melhorar um pouco: perto de seu fim, são três times ranqueados no top 15 e, dependendo de uma combinação surreal de resultados, quem sabe um deles não consiga alcançar os playoffs? Pode ser sonhar alto demais, mas acreditem, as coisas já foram muito piores para a conferência em 2016.

O título será disputado entre Oklahoma, West Virginia e Oklahoma State. As duas últimas semanas de temporada regular trarão alguns confrontos interessantíssimos. Vale a pena ficar de olho.

Ah, e não podemos esquecer DELE, o bingo da Big 12. Nessa semana, as seguintes categorias foram preenchidas: tiroteio, derrota de Kansas, Texas Tech cedendo mais de 40 pontos. Faltou um quarterback passar das 400 jardas (Mason Rudolph ficou a 5) e uma virada no fim. Saldo positivo, apesar de tudo!

O melhor: Oklahoma cumpre seu papel e atropela a decadente Baylor

Se você está chateado e insatisfeito com a vida, pare um pouco, respire e olhe para Baylor. Os Bears vinham invictos em 2016, com sete vitórias nos sete primeiros jogos. Sonhavam com playoffs. Aí, algo aconteceu. Uma derrota apertada na rivalidade contra Texas. Um massacre inexplicável contra TCU. Moralmente já exaustos, foram presa fácil para Oklahoma.

Os Sooners já venciam por 21 a 0 logo no começo do jogo. A partir daí, foi só administrar: ceder alguns pontos aqui, cometer um erro ali, mas não correr riscos em nenhum momento. O placar final mostrou 45 a 24 para Oklahoma, que adentrou o top 10 do comitê dos playoffs, mas dificilmente conseguirá alguma coisa, uma vez que a Big 12 não possui final.

Vale destacar que a conexão Baker Mayfield-Dede Westbrook continua implacável, que a dupla de running backs Joe Mixon e Samaje Perine voltou com tudo e que o linebacker Justin Thomas teve uma exibição monstruosa. Do lado de Baylor, mais notícias ruins: o quarterback Seth Russell teve uma lesão gravíssima, que possivelmente encerra sua carreira. Que macumba que vocês chutaram, caros Bears?

Fiquem com esse momento bonito: jogadores de Oklahoma cumprimentando e consolando Russell.

West Virginia segue fazendo sua parte, mesmo sem convencer

Ninguém acreditava que West Virginia chegaria até aqui, mesmo empilhando vitória após vitória no começo da temporada. Mas, se existe alguém da Big 12 com chances reais de playoffs, são os Mountaineers. Eles precisam triunfar sobre Oklahoma no próximo sábado para ter um resultado que impressione o comitê e, claro, torcer por combinações de resultados.

O problema é que o time não convence. A vitória por 24 a 20 sobre Texas, fora de casa, sem dúvidas impõe respeito, mas foi um jogo feio. Skyler Howard esteve num dia ruim e lançou três interceptações e as duas equipes constantemente mataram suas próprias campanhas com erros bobos. Parece que a maior consistência dos Mountaineers foi responsável por, mesmo aparentemente com o lado mental desligado, sair com o triunfo sobre os Longhorns. Mas será necessária uma exibição muito melhor no próximo sábado.

D’onta Foreman continua com a impressionante marca de pelo menos 100 jardas terrestres em todas as partidas da temporada. Mesmo com recorde de apenas 5-5, os Longhorns tem algumas coisas para se orgulharem.

Kicker de Texas Tech erra extra point decisivo e impede prorrogação

Imagine que seu time ficou atrás no placar o jogo todo, em alguns momentos por 14 pontos. Imagine que ele conseguiu buscar o empate a um minuto do final, em um grande tiroteio, para levar o cotejo para a prorrogação. Só depende do extra point. Imagine que seu kicker vai lá e não consegue converter esse chute.

Foi o que Clayton Hatfield, de Texas Tech, aprontou. Graças a esse erro, Oklahoma State saiu vitoriosa por 45 a 44.

Esse jogo foi o que se esperava do confronto entre duas das equipes mais Big 12 da Big 12: ataques afiadíssimos, defesas tenebrosas. Mason Rudolph e Patrick Mahomes postaram números de alta qualidade, apesar de nenhum deles ter chegado nas 400 jardas, os running backs também foram bem, especialmente Justice Hill, e em quase nenhum momento parecia possível impedir que o time adversário pontuasse.

Infelizmente, tudo foi decidido por um extra point. Seria divertido ver uma prorrogação entre duas equipes com essas características. Ou talvez elas estivessem jogando até hoje, marcando touchdown atrás de touchdown.

O pior: No duelo de lanternas, Kansas perde, é claro

Kansas sonha que no mundo só exista basquete, onde pode vencer a equipe ranqueada número 1, como fez com Duke na noite de terça-feira. Porque no futebol americano…

Os Jayhawks até começaram muito bem dentro de casa contra Iowa State, num duelo entre duas equipes com campanha de 1-8. Só que a liderança de 17 a 3 do segundo quarto foi se esvaindo aos poucos, os Cyclones – que são bem melhores – conseguiram se acertar e saíram com a vitória por 31 a 24.

Carter Stanley, que tivera uma exibição promissora na semana anterior, foi bem mal, não completando nem metade dos seus passes e tendo 4,7 jardas por tentativa. Apesar disso, o freshman continua sendo a esperança para Kansas. Do outro lado, grande jogo do wide receiver Allen Lazard.

Jogador da semana: Jordan Evans, LB, Oklahoma

Foto: Steve Sisney, The Oklahoman

Foto: Steve Sisney, The Oklahoman

Dois é o número: dois sacks, duas interceptações, dois passes defendidos, dois tackles para perda de jardas. Evans esteve em todos os cantos do campo e fez tudo que poderia fazer para infernizar o ataque de Baylor. Sem dúvidas, a grande atuação da semana.

Jogada da semana:

Faltaram jogadas espetaculares na rodada da Big 12. Ficamos, então, com esse arranha céu de Mason Rudolph para James Washington. 82 jardas.

Resultados dos times da Big 12 na semana 11:

#11 Oklahoma Sooners 45-24 Baylor Bears
#13 Oklahoma State Cowboys 45-44 Texas Tech Red Raiders
Texas Longhorns 20-24 #16 West Virginia Mountaineers
Kansas Jayhawks 24-31 Iowa State Cyclones

Kansas State e TCU folgaram na rodada.

Jogos dos times da Big 12 na semana 12:

Todos os jogos acontecem no sábado, 19 de novembro:

15h Baylor Bears x Kansas State Wildcats
15h TCU Horned Frogs x #11 Oklahoma State Cowboys
18h 30 Iowa State Cyclones x Texas Tech Red Raiders
18h 30 Texas Longhorns x Kansas Jayhawks
23h #14 West Virginia Mountaineers x #9 Oklahoma Sooners

Attachment

carlosmassari

Carlos Massari é graduado em Comunicação Social – Midialogia pela Unicamp e atualmente faz pós-graduação em Jornalismo Esportivo. É viciado em todos os tipos de esportes. Cinema, cervejas e viagens também o fazem feliz.