Ohio State e Michigan State fazem “mini-final” da divisão leste da Big Ten neste sábado

Ohio State e Michigan State fazem “mini-final” da divisão leste da Big Ten neste sábado

Horário: Sábado, 11 de novembro às 15h de Brasília
Local: Ohio Stadium, Columbus, Ohio
Cotação: Ohio State é a favorita por 15 pontos
Histórico: Ohio State lidera a série 30-15

Com o possível título da divisão leste na linha, Buckeyes e Spartans se enfrentam neste sábado em Columbus para decidir quem sairá na frente. Michigan State se recuperou da derrota para Northwestern na terceira prorrogação com uma ótima vitória sobre Penn State por 27-24. Ohio State conseguiu vencer Penn State duas semanas atrás após uma virada brilhante, mas na semana seguinte caiu dramaticamente diante de Iowa. Ambos os times têm esperanças de títulos, porém o vencedor desta partida terá uma vantagem ainda maior com apenas dois jogos restando no calendário. Quem cometer menos erros e estiver mais focado leva a vitória.

Os Buckeyes têm encarado um grande problema em 2017: JT Barrett tem sido a definição de inconsistência. No confronto contra Penn State, uma das melhores equipes da FBS, o quarterback superou um déficit de 18 pontos e acertou 16 passes seguidos para virar o jogo. Já na semana seguinte contra a mediana equipe de Iowa, Barrett cometeu quatro interceptações e míseros 53% de passes completos. A equipe ofensiva de Urban Meyer se transformou de uma unidade que corria primeiro para uma que lança primeiro. A questão é que você só faz isso quando tem um quarterback confiável, e não um dual threat que é melhor com os pés. Na derrota para Iowa, o gameplan deixou os corredores completamente de lado, deixando Mike Weber e JK Dobbins correr apenas cinco e seis vezes, respectivamente.

Para o confronto contra os Spartans, tudo isto deve ser revisto e conversado, senão os Buckeyes correm o risco de perder não só agora, mas também na última semana quando visitarem Ann Arbor. O lado defensivo também não foi tão bem quanto no resto da temporada e não soube responder os passes lançados por Iowa para seus tight ends e running backs, permitindo 55 pontos na ocasião.

Michigan State no início da temporada era uma equipe com um ótimo jogo terrestre, porém agora eles podem confiar mais em seu quarterback que também lança muito bem. Nos últimos dois jogos, Brian Lewerke lançou para 845 jardas e 63% de passes completos. Porém a linha ofensiva não consegue criar espaços para que seu principal corredor, LJ Scott, consiga corridas importantes. Por isso, no último jogo Lewerke lançou a bola 56 vezes, coisa que ele não fazia algumas semanas atrás.

A defesa é uma das melhores da conferência e tem permitido uma média de 87 jardas terrestres por jogo, o que pode complicar a vida dos Buckeyes. Contra Penn State, os Spartans permitiram apenas 65 jardas terrestres, e pela sexta vez na temporada eles limitaram o oponente a menos de 100 jardas terrestres. Joe Bachie é um nome para se manter em mente neste jogo: o linebacker lidera a equipe com 77 tackles e interceptou Trace McSorley no último sábado. Os Buckeyes têm uma média de 43,8 pontos por jogo e 549 jardas totais, mas Mark Dantonio sabe muito bem como domar JT Barrett. Nos últimos dois encontros, Barrett somou apenas 132 jardas aéreas, mesmo com os Buckeyes saindo com a vitória na última vez. Para vencer, Ohio State terá que voltar a depender de seus corredores, principalmente o ágil Dobbins, e a linha ofensiva deve tentar se proteger da ótima linha defensiva dos Spartans.

O vencedor do jogo estará no comando da Big Ten leste com apenas dois jogos faltando. Os Spartans estariam em ótima posição para o título, já que seus últimos dois jogos serão contra Maryland e Rutgers, um calendário bem maleável. Já Ohio State enfrenta Illinois e ainda teria que passar pela sua grande rival Michigan na última semana. Vale lembrar que Dantonio já bateu Meyer em duas ocasiões – em 2013 e 2015 – o único treinador da conferência a conseguir tal feito.

Palpite

A vitória, não importa para qual lado, não vai ser por mais de dois touchdowns como dizem as linhas de apostas. Tradicionalmente a equipe vencedora leva apenas 1 a 3 pontos de vantagem e esse deve ser o resultado deste sábado. Se Ohio State melhorar seu gameplan e jogar como jogou a maioria da temporada, eles devem vencer em casa. Tudo depende de como os Buckeyes reagirão à derrota da semana passada, assim como Michigan State após vencer Penn State. Se a confiança dos Spartans depois da vitória estiver alta demais, eles podem cair do mesmo jeito que os Buckeyes caíram semana passada. Quem cometer menos turnovers e controlar o relógio sairá com a vitória.

Imagem: Mike Mulholland

Attachment

thais-chuva

Formada em Odontologia pela UFF, assiste mais a ESPN do que passa horas no consultório. Ela se apaixonou por Ohio State em 2002 quando os assistiu uma vitória ao vivo dos Buckeyes dentro do The Shoe e começou a acompanhar o College mais de perto em 2011. Também acompanha a Bundesliga, NBA e MLB. Outros times que disputam sua atenção são os New York Yankees e Bayern de Munique.