O melhor e o pior da semana 12: ACC

O melhor e o pior da semana 12: ACC

Dentre surpresas e jogos pouco emocionantes, a semana 12 da ACC nos trouxe Clemson como grande campeã da divisão atlântica, Louisville como o grande cavalo paraguaio da conferência e North Carolina ainda na cola de Virginia Tech pela divisão coastal.

Vamos aos destaques da rodada na ACC.

O melhor:

Clemson vence a divisão atlântica pelo segundo ano consecutivo

Apesar de todos os problemas encontrados pelo time ao decorrer da temporada, os Tigers se sagraram campeões da divisão atlântica e garantiram sua vaga na final da ACC de 2016. O jogo contra Wake Forest na última semana foi muito pouco interessante: a defesa de Clemson se destacou, segurando o ataque dos Demon Deacons para apenas 197 jardas totais e Deshaun Watson teve um jogo bem mediano, com 202 jardas aéreas e 1 touchdown.

O grande desafio de Clemson na sequência de sua busca por uma vaga no Playoff reside em minimizar os turnovers cometidos durante toda temporada – já são 13 interceptações e 9 fumbles perdidos no ano. O lado bom da coisa é que a defesa agressiva dos Tigers tem permitido com que o time fosse competitivo mesmo com todos os erros ofensivos: a defesa interceptou 15 vezes seus adversários e recuperou 6 fumbles.

Virginia Tech sobrevive a South Bend e se aproxima da final da ACC

O jogo não teve influência na briga pela divisão coastal, já que Notre Dame não faz parte da ACC no futebol americano, mas serviu para dar muita moral aos Hokies, que tentarão chegar à sua primeira final de conferência desde 2011, ano em que coincidentemente enfrentou Clemson e acabou levando uma lavada de 38-10.

Quanto ao jogo em South Bend: mesmo com Virginia Tech tendo saído perdendo por 17-0 para o time da casa que ainda lutava por uma vaga na Bowl season, a equipe do signal caller Jerod Evans manteve a compostura e batalhou pela virada, que veio a menos de 5 minutos do fim de partida com um field goal de 20 jardas do kicker Joey Slye.

No próximo sábado, Virginia Tech decide seu destino na ACC no jogo anual contra sua rival Virginia. Com a vitória, os Hokies estendem a freguesia histórica do adversário para 13 derrotas consecutivas e ainda conquistam o título da divisão coastal da conferência.

O poder de Florida State de chegar nos quarterbacks adversários

Mesmo com a inconsistência defensiva dos Seminoles durante toda a temporada, a unidade defensiva da FSU chegou a impressionante marca de 41 sacks no ano (melhor da FBS), superando a temida unidade defensiva de Alabama, que possui 40 sacks na temporada.

O grande destaque individual nesse quesito na equipe de Florida State é o senior defensive end Demarcus Walker, que possui 13 sacks totais (12 individuais e 2 assistidos), números que o deixam na segunda posição nesse fundamento em toda FBS nessa temporada. Hunter Dimick, de Utah, está na primeira posição com 14 sacks totais (todos individuais).

O pior:

Houston acaba com as chances de Playoff para Louisville

Minha grande decepção na temporada. Depois de destruir praticamente todos seus oponentes até aqui, inclusive o meu time, ter o melhor ataque dentre todos as equipes da FBS com uma média de 46 pontos por partida e tendo o principal candidato ao troféu Heisman de 2016, eu sinceramente esperava que os Cardinals fossem beliscar uma das vagas no Playoff desse ano.

A história do jogo foi a defesa de Houston simplesmente anulando Lamar Jackson e causando o caos na unidade ofensiva de Louisville (foram 4 fumbles dos Cardinals no jogo, além de 11 sacks cedidos). Para completar, o quarterback de Houston Greg Ward Jr. estava em uma noite inspirada, anotando 233 jardas aéreas e dois touchdowns.

Jogador da semana: Dalvin Cook, running back, Florida State

Performance digna de quebra de recorde para o running back de Florida State. Dalvin Cook anotou 225 jardas e 4 touchdowns em 28 carregadas na fácil vitória dos Seminoles sobre Syracuse por 45-14. Com o desempenho do último sábado, Cook superou o lendário Warrick Dunn e se tornou o recordista em jardas terrestres por um jogador da FSU. Já são 4.166 jardas terrestre conquistadas por Cook em toda sua carreira em Tallahassee.

 

Jogada da semana:

Combo de TJ Logan essa semana. Tem recepção com uma mão para touchdown? Tem. E retorno de kickoff para a endzone adversária? Também.

 

 

Resultados dos times da ACC na Semana 12:

  • Houston Cougars 36-10 #5 Louisville Cardinals
  • NC State Wolfpack 13-27 Miami (FL) Hurricanes
  • Georgia Tech Yellow Jackets 31-17 Virginia Cavaliers
  • Boston College Eagles 30-0 UConn Huskies
  • Pittsburgh Panthers 56-14 Duke Blue Devils
  • North Carolina Tar Heels 41-7 The Citadel Bulldogs
  • Notre Dame Fighting Irish 31-34 Virginia Tech Hokies
  • Syracuse Orange 14-45 #17 Florida State Seminoles
  • Wake Forest Demon Deacons 13-35 #4 Clemson Tigers

Jogos dos times da ACC na Semana 13:

Sexta-feira (25/11)

  • 15h: North Carolina Tar Heels NC State Wolfpack

Sábado (26/11)

  • 15h: Virginia Tech Hokies vs. Virginia Cavaliers
  • 15h: Georgia Bulldogs vs. Georgia Tech Yellow Jackets
  • 15h: #11 Louisville Cardinals vs. Kentucky Wildcats
  • 15h30: Pittsburgh Panthers vs. Syracuse Orange
  • 18h: Wake Forest Demon Deacons vs. Boston College Eagles
  • 18h30: Miami (FL) Hurricanes vs. Duke Blue Devils
  • 22h30: #4 Clemson Tigers vs. South Carolina Gamecocks
  • 23h: #14 Florida State Seminoles vs. #15 Florida Gators

Foto: Joshua S. Kelly/USA TODAY Sports

Attachment

gui-dalla

Estudante de engenharia química na UFPR, flamenguista e fanático por esportes. Descobriu o mundo dos esportes universitários em 2013, quando foi estudar na Florida State University. Louco por futebol americano, tanto profissional quanto universitário, também acompanha de perto a NBA e a MLB. Além de ser apaixonado pela FSU, também torce para o Tampa Bay Buccaneers.