O melhor e o pior da semana 11: ACC

O melhor e o pior da semana 11: ACC

Em meio a todo o caos instaurado no college football na semana 11, a Atlantic Coastal Conference talvez tenha sido a conferencia mais afetada na rodada, com 3 dos seus 5 times ranqueados pelo comitê sofrendo duras derrotas.

Tudo começou já na quinta-feira a noite, quando North Carolina visitou Duke e sofreu o revés em meio a mais uma partida em que os turnovers acabaram prejudicando os Tar Heels. Na sexta-feira, para o alívio de quem vos escreve, a zebra tirou folga e Florida State não teve muito trabalho para despachar Boston College por 45 a 7.

No sábado a loucura tomou conta da rodada. Começando por Clemson, que desta vez não se safou do upset dentro de casa e foi derrotada por Pittsburgh. Além de Clemson, ainda tivemos Virginia Tech perdendo a oportunidade de ganhar a divisão coastal e confirmar presença na final da ACC com a derrota para Georgia Tech. No final do dia, ainda presenciamos Louisville sofrer para sair com a vitória por 44 a 12 sobre Wake Forest (o resultado final não condiz com a real história do jogo).

Vamos aos destaques dessa semana que chacoalhou com esse final de temporada regular.

O melhor:

A defesa de Florida State enfim funciona

Tá certo que o adversário não era lá dos mais fortes, mas a unidade defensiva dos Seminoles botaram um show contra Boston College no primeiro jogo de Friday Night em Tallahassee desde 1957. A defesa, que ainda é comandada por Charles Kelly, permitiu apenas 146 jardas totais, 8 first downs e apenas 7 pontos na vitória sobre os Eagles.

FSU agora procura terminar bem a temporada nos jogos contra Syracuse e Florida. Já Boston College precisará vencer seus dois últimos confrontos contra UConn e Wake Forest para se tornar elegível para a pós-temporada.

O pior:

North Carolina tropeça em Durham

Em mais uma atuação ruim de um time que teve muitos altos e baixos durante a temporada, os Tar Heels dão praticamente adeus a suas chances de voltar a final da ACC pelo segundo ano consecutivo com a derrota amarga por 28 a 27 para Duke.

O destaque negativo foi o ataque aéreo com Mitch Trubisky, que até conseguiu marcar 3 touchdowns, mas acabou sendo interceptado duas vezes e deixou os Blue Devils em posição de vencer a partida.

Com a vitória, Duke consegue seu primeiro triunfo dentro da conferência e precisa vencer ainda seus dois últimos confrontos contra Pitt e Miami (FL) para que consigam atingir a Bowl Season. Já para North Carolina, o caminho é fazer o dever de casa contra NC State no dia 25/11 e ainda secar Virginia Tech no clássico contra Virginia no dia seguinte.

Virginia Tech comete muitos erros e sofre derrota inesperada

Com a derrota de seu adversário direto na briga pela divisão coastal na quinta-feira, os Hokies tinham a oportunidade de confirmar presença na final da ACC já contra Georgia Tech dentro de casa, mas não foi isso que aconteceu.

Em um jogo com muitos erros ofensivos (foram 4 turnovers no jogo), Virginia Tech não conseguiu vencer a partida contra os Yellow Jackets jogando dentro de casa. O protagonista de tudo isso foi o quarterback dos Hokies Jarod Evans, que contou com 316 jardas aéreas, um touchdown e duas interceptações, mais 75 jardas terrestres, dois touchdowns e um fumble.

Mesmo com a derrota, Virginia Tech ainda depende apenas de suas forças para chega na final da ACC: uma simples vitória contra Virginia os coloca em posição de conquistar a conferência.

A tragédia anunciada de Clemson

Confesso que eu não esperava que os Tigers iriam deixar escapar sua invencibilidade após tanto sofrimento em algumas partidas relativamente fáceis. Pois bem, Clemson flertou tanto com o perigo que o dia sabático chegou.

Em um jogo muito aberto para os dois lados e com defesas inexistentes, Deshaun Watson conseguiu quebrar o recorde da ACC com 580 jardas aéreas. O lado negativo de seu jogo foram as 3 interceptações que permitiram com que o adversário entrasse no jogo.

No fim, o kicker Chris Blewitt de Pittsburgh manteve a tranquilidade para chutar o Field Goal da vitória para os Panthers que, com o upset, além de chocar o mundo do college football ainda garantiu sua vaga na temporada de Bowls de 2016.

Mesmo com a derrota, Clemson permanece no top 4 do comitê e ainda depende apenas de si mesmo para chegar à final da ACC novamente. Para Pittsburgh, a chance é de terminar a temporada de maneira positiva com jogos contra Duke e Syracuse dentro de casa.

Jogador da semana: Brandon Radcliff, running back, Louisville.

Na difícil vitória dos Cardinals sobre Wake Forest, Radcliff foi o jogador que mais teve impacto no resultado final de jogo. 141 jardas e 3 touchdowns em apenas 11 carregadas foram o suficiente para que o jogador ganhasse o título de jogador da semana na ACC. Segue abaixo o vídeo com as melhores jogadas de Radcliff no último sábado.

 

Jogada da semana:

Assim como na semana 6, o kicker de Pittsburgh Chris Blewitt foi o herói da partida para os Panthers. Dessa vez, a missão era ainda mais difícil: Field Goal de 48 jardas para vencer o segundo melhor time do país na casa do adversário. Nada demais para o garoto Blewitt, que converteu apenas 9 de 15 chutes tentados até aqui, mas que está 2/2 em momentos como esse abaixo.

 

Resultados dos times da ACC na Semana 11:

  • Duke Blue Devils 28-27 #17 North Carolina Tar Heels
  • # 18 Florida State Seminoles 45-07 Boston College Eagles
  • Syracuse Orange 20-35 NC State Wolfpack
  • Virginia Cavaliers 14-34 Miami (FL) Hurricanes
  • #2 Clemson Tigers 42-43 Pittsburgh Panthers
  • #14 Virginia Tech Hokies 20-30 Georgia Tech Yellow Jackets
  • #6 Louisville Cardinals 44-12 Wake Forest Demon Deacons

Jogos dos times da ACC na Semana 12:

Quinta-feira (17/11)

  • 23h: Houston Cougars vs. #5 Louisville Cardinals

Sábado (19/11)

  • 15h30: NC State Wolfpack vs. Miami (FL) Hurricanes
  • 15h30: Georgia Tech Yellow Jackets vs. Virginia Cavaliers
  • 16h: Boston College Eagles vs. Connecticut Huskies
  • 18h: Pittsburgh Panthers vs. Duke Blue Devils
  • 18h30: North Carolina Tar Heels vs. The Citadel Bulldogs
  • 18h30: Notre Dame Fighting Irish vs. Virginia Tech Hokies
  • 18h30: Syracuse Orange vs. #17 Florida State Seminoles
  • 22h: Wake Forest Demon Deacons vs. #4 Clemson Tigers

Foto: Rainier Ehrhardt/American Press (AP)

Attachment

gui-dalla

Estudante de engenharia química na UFPR, flamenguista e fanático por esportes. Descobriu o mundo dos esportes universitários em 2013, quando foi estudar na Florida State University. Louco por futebol americano, tanto profissional quanto universitário, também acompanha de perto a NBA e a MLB. Além de ser apaixonado pela FSU, também torce para o Tampa Bay Buccaneers.